Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2019

5 SINAIS PARA DETERMINAR SE UMA OBRA É DO ESPÍRITO

Esses cinco sinais fazem parte de uma exposição de Jonathan Edwards em 1 João 4, compiladas por John White. Servem para identificar se uma pessoa está agindo sob o poder do Espírito Santo ou influência do inimigo: 1) Dar honra ao Jesus histórico o Filho de Deus e o Salvador do mundo; 2) Opor-se ao reino de Satanás desencorajando pecado, a concupiscência, e o mundanismo; 3) Ter as Escrituras em alta consideração; 4) Entender que a vida é curta, que há uma alma imortal, haverá julgamento e outra vida; 5) Demonstrar amor por Cristo e pelos outros, amor sem trações de hostilidade. [1] O apóstolo João recomenda: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4:1 – NVI). Att, Rev. Luciano A. Betim [1] EDWARDS, Jonathan Apud WHITE, John. Quando o Espírito vem com poder: sinais e maravilhas entre o povo de Deus. São Paulo: ABU Editora, 199

COMO É A ESCATOLOGIA REFORMADA?

O capítulo XXXIII [Do juízo final] da Confissão de Fé de Westminster é um bom texto introdutório sobre a escatologia reformada. Para um estudo mais aprofundado, o livro A Bíblia e o futuro, de Anthony Hoekema, publicado pela cultura cristã. O esquema reformado da ordem dos eventos futuros é bastante simples: 1. Era da igreja (ocorre o milênio ou milenismo realizado) 2. Sinais da segunda vinda (manifestação do anticristo) 4. Segunda vinda (a vinda de Jesus e arrebatamento trata-se do mesmo evento) 5.   Ressurreição e Juízo final 6. Estado eterno, Céu e Inferno Embora a maioria dos reformados / presbiterianos sejam “amilenista”, outros pensadores foram pós-milenistas, como Calvino [dizem alguns] e Charles Hodge. O importante é ansiarmos pela vinda de Jesus: “Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20 – NVI). Att, Rev. Luciano A. Betim

PERSPECTIVAS TEOLÓGICAS PARA O SÉCULO 21

1. Identidade Confessional: Reafirmação dos Símbolos de Fé Reformados [Três Formas de Unidade / Confissão e Catecismos de Westminster]; 2. Cinco pontos do Calvinismo: Ênfase nas doutrinas da graça como experiencia salvífica pessoal; 3. Escatologia reformada amilenista: Esperança no reino inaugurado “já ainda não”; 4. Pneumatologia: Busca pela plenitude do Espírito e busca moderada dos dons espirituais; 5. Vida missional: Evangelismo diário como estilo de vida no contexto da vida urbana; 6. Governo presbiteriano: Inserção definitiva da pluralidade de presbíteros na liderança fluente da igreja local; 7. Graça comum: Redescoberta das artes, esporte e da ciência para a glória de Deus; 8. Cosmovisão cristã reformada: Cuidado para com os necessitados, preservação do planeta e combate à violência. Pense nisso. Att, rev. Luciano A. Betim

VOCÊ TEM BUSCADO O ENCHIMENTO DO ESPÍRITO?

" Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito " (Efésios 5:18 – NVI) O que é esse enchimento do Espírito ou plenitude do Espírito? É a “ocupação e controle da totalidade da vida do cristão por parte do Espírito Santo. Esse enchimento pode e frequentemente precisa ser repetido. É diferente do batismo do Espírito Santo, que ocorre no momento da regeneração”. [1] A Igreja Presbiteriana do Brasil elaborou uma Carta Pastoral sobre o Espírito Santo e seus dons. Nessa é abordada a questão do enchimento do Espírito: "A Escritura ordena que cada crente seja cheio do Espírito Santo, e cresça espiritualmente pela obediência à Palavra de Deus escrita [...] Quando ignoramos ou negligenciamos a Palavra de Deus, ou somos desobedientes a ela, nos tornamos culpados de entristecer e apagar o Espírito Santo. Ao orarmos a Deus suplicando a plenitude do Espírito, a qual nos foi prometida, devemos empregar uma terminologia que estej

HÁ ESPAÇO PARA AS EMOÇÕES NA FÉ REFORMADA?

A resposta é sim. Afinal a Palavra de Deus “ é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração .” (Hebreus 4:12 – NVI). Quando na presença da Palavra de Deus, por vezes o coração derrete em lagrimas: “ Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido [...] todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei ” (Neemias 8:8,9 – NVI). Na vida de Paulo, o maior dos teólogos havia espaço para a emoção sadia: “ Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam .” (Atos 20:36,37 – NVI). Escrevendo ao Jovem Timóteo, Paulo testemunha: “ Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa ” (2 Timóteo 1:4 – NVI). O que dizem os teólogos reformados? Irons Lee, estudioso bíblico escreve:  “Sob

O QUE REALMENTE É IMPORTANTE NO CULTO?

“[...] está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura ” (João 4:23 – NVI). Alguns cristãos, até mesmo reformados, não conseguem identificar no culto cristão diferença entre “elementos e circunstâncias”. Vejamos. 1. Elementos do culto são questões primárias, aquelas partes e atos que jamais devem faltar Leitura da Palavra de Deus; Pregação; Cânticos sagrados; Orações e ofertas; A ministração dos sacramentos. [1] 2. Circunstâncias do culto são questões secundárias, as quais podem fazer parte ou não O local: pode ocorrer numa casa, num prédio, escola, debaixo de uma árvore etc. Horário: pode na madrugada, pela manhã, a tarde ou até mesmo a noite. Mobiliário: pode ou não haver púlpito, cadeiras ou bancos, microfone ou megafone etc. Instrumentos: pode ser a capela, com uma orquestra, com uma banda, ao som do piano ou do órgão e até mesmo

PEQUEI, E AGORA?

“ Por que deveriam morrer? Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam! ” (Ezequiel 18:31,32 – NVI) Alguns pontos interessantes sobre o arrependimento. 1.   O que é de fato arrependimento? Trata-se de “uma sincera tristeza por causa do pecado, é renunciá-lo e comprometer-se sinceramente a abandoná-lo e prosseguir obedecendo a Cristo”. [1] 2. Arrependimento ocorre na caminhada cristã toda Ele começa na conversão, mas não para por aí. Ele se estende por toda a vida cristã: “Há mesmo um ponto de retorno do pecado para Deus, que inicia a pessoa na peregrinação cristã, mas há também um arrependimento que caracteriza a jornada toda”. [2] 3. Há esperança para todos, não importa o pecado Um dos mais belos textos sobre arrependimento e perdão se encontra na Confissão de Fé de Westminster: “Como não há pecado tão pequeno que não mereça a condenação, assim também não há pecado tão grande que possa trazer a condenação sobre

POR QUE ALGUNS CRISTÃOS NÃO SE INTERESSAM PELO SERMÃO?

Você pode até discordar, mas pense nas palavras do texto abaixo: “ Lamentavelmente há pregadores que parecem pregar nas línguas originais do grego coiné do século 1 da era cristã, utilizando-se de recursos de linguagem teológica do século X, liturgia e música do século XVI e vestimenta do século XIX. Tudo isso para comunicar no século XXI. Fica difícil, não? Será que a maior barreira em sua comunicação não é você mesmo? ”. [1] Não concorda? Tudo bem. Veja, porém, o que nossos pais reformadores escreveram. Comecemos com Martinho Lutero:  “Se você prega o Evangelho em todos os aspectos, deixando de lado assuntos relacionados a seu tempo, você não está pregando o Evangelho”. [2] E João Calvino chama nossa atenção: “ Eu sempre faço disto a minha regra: que aqueles que me ouvem possam lucrar do ensino que ministro [...] se eu não tenho este desejo e não procuro a edificação daqueles que me ouvem, sou um sacrilégio, uma profanação da palavra de Deu s”. [3] Seja

CESSACIONISMO E CONTINUÍSMO: PERSPECTIVAS SOBRE DONS ESPIRITUAIS

Sobre os carismas do Espírito Santo, gostaria de compartilhar com vocês alguns dos livros que utilizei na dissertação de mestrado. Procurei trabalhar com material reformado, seja ele confessional ou não. É sempre bom termos em mente que o “cessacionismo” não negar a atuação de Deus no meio do seu povo. As vezes ele age até mesmo de modo extraordinário. Por isso no meio acadêmico se fala em “cessacionismo moderado”. Por outro lado, continuísmo não é o mesmo que pentecostalismo. Não significa, porém, que os dons atuam no mesmo nível dos apóstolos e profetas. Os dons revelacionais cessaram, por isso também no meio acadêmico se fala de “continuísmo moderado”. Enfim, seguem alguns livros interessantes. E depois da leitura, muito amor uns pelos outros, independente da corrente adotada. AUTORES CESSACIONISTAS CHANTRY, Walter. J. Sinais dos Apóstolos: Observações sobre o pentecostalismo – antigo e moderno. São Paulo: PES, 1996. FERGUNSON, Sinclair. O Espirito Santo. R

POR QUE OS CRISTÃO SE REÚNEM AOS DOMINGOS?

Todos os dias pertencem ao Senhor e ele deve ser adorado em todo tempo. Entretanto há um dia momento especial em que o povo de Deus pode reunir-se em comunidade. Historicamente isso tem ocorrido no Domingo, dia da ressurreição, Dia do Senhor: 1. Jesus ressurgiu no domingo “No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.” (João 20:1 – NVI) “Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " (João 20:26 – NVI). 2. O pentecostes ocorreu num domingo “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte [...]” (Atos 2:1,2 – NVI) 3. A igreja apostólica se reunia aos domingos “No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo (Atos

DISCIPLINA ECLESIÁSTICA?

O Manual Presbiteriano, principalmente o Código de Disciplina para membros e oficiais: 1. FINALIDADE DA DISCIPLINA (Art.2) Toda disciplina visa edificar o povo de Deus, corrigir escândalos, erros ou faltas, promover a honra de Deus, a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e o próprio bem dos culpados. 2. TIPOS DE FALTAS (Art. 6) As faltas são pessoais se atingem a indivíduos; gerais, se atingem a coletividade; públicas, se fazem notórias; veladas quando desconhecidas da comunidade. 3. TIPOS DE PENALIDADE (Art.9) Os Concílios só podem aplicar a pena de: a) Admoestação b) Afastamento c) Exclusão (membros) e) Deposição (ministro) 4. RESTAURAÇÃO: Conforme o Código de Disciplina do Manual Presbiterano (Art. 134): Todo faltoso terá direito à restauração mediante prova de arrependimento, e nos seguintes termos: a) no caso de lhes ter sido aplicada penalidade com prazo determinado, o Concílio, ao termo deste, chamará o disciplinado e apreciará

FUJA DOS EXTREMOS [religioso e político]

Se você não é extremista não precisa se irritar com o post. O ideal é nos distanciarmos da “extrema esquerda” ou “extrema direita”. Quando perdemos o equilíbrio, isso pode afetar até mesmo nossa missão no reino de Deus. Tim Keller faz um alerta: Se alguém deseja se unir à igreja, a única exigência deve ser a de que ele sirva a Jesus Cristo. Não se pode exigir que a pessoa seja de esquerda nem de direita para ter comunhão com vocês”. As igrejas que se envolvem demais na agenda política de determinado partido ou candidato podem dar a impressão de estar presas a uma ideologia e não ao senhorio de Cristo. [1] Antonio Carlos Costa escreve: “O meu chamado é para servir a Jeová, Pai de Jesus Cristo, não ao PT, não ao PSDB, não Karl Marx, não Adam Smith. Eu não tenho lealdade maior na minha vida do que servir ao meu Deus [...]. Não podemos ter mais amor pelo nosso partido político do que por Jesus Cristo. Não podemos botar as nossas bandeiras políticas a frente da pureza do

A SOLUÇÃO NÃO ESTÁ NA ESQUERDA OU NA DIREITA

Os problemas sociais estão aí e não podemos ficar de olhos fechados. Como cristãos temos a obrigação de abraçar a tarefa social. Entretanto, como disse Francis Schaeffer “[...] os cristãos às vezes têm de ser ‘cobeligerantes’ com a esquerda e a direita, mas nunca seus aliados [...] a igreja de Jesus Cristo é diferente dos dois – totalmente diferente”. [1] As duas ideologias [direita e esquerda] propõem soluções alternativas. Tim Keller observa: “Somente a igreja pode ministrar à pessoa integralmente. Somente o evangelho entende o pecado nos arruinou individual e socialmente. Não podemos ser vistos pela ótica do individualismo (como fazem os capitalistas) nem pela ótica do coletivo (como fazem os comunistas) [...]. Somente cristãos, armados com a Palavra e o Espírito, planejando e trabalhando para expandir o reino e a justiça de Cristo, podem transformar tanto uma nação quanto seu bairro ou um único coração partido”. [2] A igreja do Senhor foi chamada para pregar o ev

A QUEDA E OS DESAJUSTES POLÍTICOS DE DIREITA E ESQUERDA

A queda trouxe consigo uma série de desajustes para a história e experiencia humana. Essa rivalidade “direita x esquerda é fruto do pecado: “As pessoas de esquerda jogam a culpa dos problemas na injustiça, ganância, no racismo, imperialismo, nas guerras, na opressão. As pessoas de direita culpam a desintegração da família, o crime, a imoralidade pessoal, o egoísmo e a falta de disciplina. Os dois lados estão certos! Nossos problemas sociais são incontáveis: solidão, conflitos interpessoais, conjugais e familiares, pobreza, luta de classes, constantes confronto e ineficiência da ordem política. Tudo isso é consequência do pecado”. [1] O cristão, ao invés de flertar com direita e esquerda, como se dela viesse a salvação, deveria proclamar que a solução dos males espirituais, existenciais e sociais está em Jesus Cristo e somente NELE. Pense nisso. Att, Rev. Luciano A. Betim [1] KELLER, Timothy. Ministérios de misericórdia: o chamado para a estrada de Jericó

DIACONISAS?

Alguns textos bíblicos indicam essa possibilidade. Diaconia feminina no sentido de “serviço” ou de “ofício”? “ Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens ” (Lucas 8:1-3 – NVI). Ocorre aqui a palavra “diakoneo”. “ Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, diaconisa na igreja de Cencreia ” (Romanos 16.1 – NAA). O termo grego é “diakonos”. A SBB optou por traduzir por “aquela que está servindo” nas novas edições. “ As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo ” (1 Timóteo 3:11 – NVI). O texto se encontra inserido no meio das recomendações ao ofício diaconal. “Diaconisas” ou “esposas” dos diáconos? Herman Bavinck, teólogo reformado situado na tradição holandesa, escreve: “A

DEUS NÃO É O AUTOR DO MAL

Isso fica claro nas Confissões Reformadas: 1. Confissão Belga (art.14): “Cremos que Deus criou o homem do pó da terra, e o fez e formou conforme sua imagem e semelhança: bom, justo e santo, capaz de concordar, em tudo, com a vontade de Deus. Mas, quando o homem estava naquela posição excelente, ele não a valorizou e não a reconheceu. Dando ouvidos às palavras do diabo, submeteu-se por livre vontade ao pecado e assim à morte e à maldição. Pois transgrediu o mandamento da vida, que tinha recebido e, pelo pecado, separou-se de Deus, que era sua verdadeira vida. Assim ele corrompeu toda a sua natureza e mereceu a morte corporal e espiritual”. (Rm 5:12-14,19. Rm 3:10. Jó 14:4; Sl 51:5; Jo 3:6. Ef 2:3) 2. Confissão de Westminster (Cap.3.1): “Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é t

QUANDO OS DESIGREJADOS SE TORNAM IGREJAS

O fenômeno dos sem-igreja continua a todo vapor. No inicio é tudo lindo. Liberdade é a tônica, até que ocorre o processo natural de organização do “novo grupo”. Todd Hunter escreve: “Descobri que nos meus grupos anti-igreja, reunidos em lares ou cafeterias, assim como em muitos outros que conheci, o foco continuava no encontro: que estilo deve ser empregado, quem será o dirigente, quando e onde o grupo se reunirá e assim por diante”. [1] Igreja são pessoas. É preciso ter em mente que a institucionalizada como normas e regras é inevitável. Apenas que haja cuidado para questões eclesiásticas se tornem o mais simples possível. "...  sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la" ( Mateus 16:18  - NVI) Att, Rev. Luciano A. Betim [1] HUNTER, Todd. Dê Outra Chance à Igreja: Encontrando novo significado nas práticas espirituais. Viçosa, MG, 2012, p.46.