Pular para o conteúdo principal

HÁ ESPAÇO PARA AS EMOÇÕES NA FÉ REFORMADA?


A resposta é sim. Afinal a Palavra de Deus “é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 – NVI).

Quando na presença da Palavra de Deus, por vezes o coração derrete em lagrimas: “Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido [...] todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei” (Neemias 8:8,9 – NVI).

Na vida de Paulo, o maior dos teólogos havia espaço para a emoção sadia: “Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam.” (Atos 20:36,37 – NVI).

Escrevendo ao Jovem Timóteo, Paulo testemunha: “Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa” (2 Timóteo 1:4 – NVI).

O que dizem os teólogos reformados?

Irons Lee, estudioso bíblico escreve: 
“Sobretudo, a posição cessacionista não nega o subjetivo, o aspecto experiencial da vida cristã, que pode ser considerado como um elemento intrínseco do ministério do Espírito Santo. Tão profunda e misteriosa é a obra do Espírito na vida dos crentes que chega a ser por vezes indescritível (Rom. 11:33; II Cor. 9:15; 12:4; I Ped. 1:8), ministrando-nos num nível de nosso ser que suplanta o nosso intelecto”.[1]

John Write, em seu livro “Quando o Espirito vem com poder, relata algumas coisas que ocorriam sob a pregação de Whitefield: 
“Sob o impacto do sermão [...] muitos naquela imensa multidão, que tomava o local [...] foram atingidos com desmaios. Alguns soluçavam profundamente, e outros choravam silenciosamente [...] O senhor Whitefield, diante desse quadro começou a chorar”.[2]

Precisamos tomar cuidado para não colocarmos o Espírito Santo dentro dos nossos padrões eclesiásticos, diz o pastor Reformado Erlo Stegen:
“Eu orei certa vez pedindo que o Senhor se movesse no nosso meio de acordo com o padrão da nossa igreja, com a maneira que estávamos acostumados a ter os nossos cultos, e Ele me disse: "Quem é você para me ditar o que devo fazer? Não sou seu filho, sou Deus. O Espírito se move como quer. Você não pode me encaixar num padrão. Eu sou Deus. Opero como desejo e a não ser que você esteja preparado para aceitar isto, não espere que eu venha". Isto foi também uma tremenda luta, até que me submeti também. Eu estava com muito medo de que a ordem no culto fosse alterada e tudo se transformasse em desordem. Deus é um Deus de ordem, queridos amigos, a não ser que Deus esteja no controle da situação, não há nada a não ser desordem, mesmo que tudo esteja quieto! Na verdade, mesmo no meio de uma ordem exterior aparente pode haver uma tremenda contusão no coração! Só há ordem se Deus controlar a situação”.[3]

Pense nisso. Razão e emoção não são excludentes. Ambas têm seu lugar na expressão de fé cristã.

Que Deus abençoe a todos.

Att, Rev. Luciano A. betim


[1] IRONS, Lee. Cessacionismo. Disponível em: <http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/cessacionismo_irons.htm>. Acesso em: 26 jul. 2018.

[2] WHITE, John. Quando o Espírito Vem com poder. Sinais e Maravilhas entre o povo de Deus. São Paulo: ABU Editora, 1988, p.77.

[3] STEGEN, Erlo. Avivamento na África do Sul: Uma obra do Espírito Santo entre os Zulus [tradução de Augustus Nicodemus Lopes]. São Paulo: Editora Puritanos, 1997, p.63.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE CALVINO PENSAVA SOBRE OS CARISMAS (DONS) DO ESPÍRITO?

“ Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes .” (1 Coríntios 12:1 – NVI). Sobre a questão dos carismas, ou seja, os dons, um dos maiores pastores e teólogos Presbiteriano, doutor R. C. Sproul, escreve: “A questão do falar em línguas certamente não foi ignorada pelos grandes santos [...] Lutero e Calvino falavam favoravelmente sobre o dom, embora pareçam tê-lo ligado à pregação missionária [...]” (SPROUL, 2013, p.141). Mas o que diz o próprio reformador João Calvino sobre os dons e sua continuidade ou cessação dos dons extraordinários? Pontuamos algumas coisas. 1. Comentando sobre 1 Co 13, Calvino entende que os dons cessarão de "fato e final" na parúsia: "Mas quando tal perfeição virá? Em verdade, ela começa na morte, quando nos despimos das inúmeras fraquezas juntamente com o corpo; ela, porém não será plenamente estabelecida, até que chegue o dia do juízo final, como logo veremos. Portanto, desse fato concluímos que

BATISMO COM FOGO

Interpretações de Mateus 3.11 "Eu (João) os (discípulos) batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele (Jesus) os (discípulos) batizará com o Espírito Santo e com fogo. O que João Batista quis dizer com ser batizado com “Espírito e com fogo”? João Calvino: “É ele também quem mortifica o velho homem e concede o Espírito de regeneração. A palavra fogo é acrescentada como um epíteto, e é aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro.” (CALVIN, 1995). Ashbel Green Simonton A própria pressão e atividade da vida exterior têm empanado minha comunhão com Aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados muitas vezes confessados e lamentados têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo

O QUE É O DOM DE PROFECIA/PROFETA?

Há muita confusão  sobre o ofício ou dom de profecia. Muitas pessoas arrogam possuir autoridade para falar em nome de Deus. Esse tipo de atitude traz muita confusão sobre o povo de Deus. O que o Novo Testamento tem a dizer sobre o ofício do profeta e o dom da profecia? 1. O dom ou ministério do profeta “ Assim, na igreja, Deus estabeleceu [...] profetas ” (1 Coríntios 12:28 NVI) “[...] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas ” (Efésios 2:20 NVI). “ E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas ” (Efésios 4:11 NVI) As passagens acima, falam do dom ou ofício ministerial do profeta. Junto com os apóstolos eles desempenharam papel importante na fundação da igreja. O conteúdo de suas profecias era a Palavra de Deus revelada e canônica para o povo de Deus. Hoje temos essas palavras presentes em nossas Bíblias. Wayne Grudem escreve: Quer vejamos aqui um grupo como eu vejo (apóstolo-profeta) quer vejamos dois [...] (apóstolos e prof