Pular para o conteúdo principal

DEVEMOS JEJUAR?


Quando jejuarem [...]” (Mateus 6:16 – NVI)

Devemos jejuar? Sim e não. Sim como uma “disciplina espiritual”. Não como uma “moeda de troca” com Deus.

1. João Calvino

Para o reformador “o jejum santo e legítimo possui três finalidades: mortificar e submeter a carne a fiel de que esta não se exalte; bem dispor-nos para a oração e santas meditações; humilhar-nos diante de Deus ao confessarmos nossos pecados”.[1]

2. A Confissão de Westminster

A Confissão de Fé ensina que “[...] são partes do ordinário culto de Deus, além dos juramentos religiosos; votos, jejuns solenes [...] em seus vários tempos e ocasiões próprias, deve ser usado de um modo santo e religioso”.[2]

3. Robert Charles Sproul

Sproul lamentou, dizendo que “o jejum é um dos meios de graça mais negligenciados que Deus conferiu à sua igreja [...]. Qual foi a última vez que você jejuou? Ou sua comunidade?[3]

Enfim, o jejum, acompanhado da oração e leitura da Palavra é uma disciplina espiritual que precisa ser resgatada. Por meio dessa prática podemos nos concentrar mais nas questões espirituais.

Pense nisso.

Att, Rev. Luciano A. Betim
IPB Redentor, Curitiba - PR



[1] CALVINO, João. A instituição da Religião Cristã: Tomo 2. São Paulo: Editora Unesp, 2009, p.661.

[2] SÍMBOLOS de Fé [Confissão de Catecismos de Westminster]. São Paulo: Cultura Cristã, 2014, p.77.

[3] SPROUL, Robert Charles. Boa pergunta. São Paulo: Cultura Cristã, 1999, p.150.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATISMO COM FOGO

Interpretações de Mateus 3.11 "Eu (João) os (discípulos) batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele (Jesus) os (discípulos) batizará com o Espírito Santo e com fogo. O que João Batista quis dizer com ser batizado com “Espírito e com fogo”? João Calvino: “É ele também quem mortifica o velho homem e concede o Espírito de regeneração. A palavra fogo é acrescentada como um epíteto, e é aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro.” (CALVIN, 1995). Ashbel Green Simonton A própria pressão e atividade da vida exterior têm empanado minha comunhão com Aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados muitas vezes confessados e lamentados têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo

O QUE CALVINO PENSAVA SOBRE OS CARISMAS (DONS) DO ESPÍRITO?

“ Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes .” (1 Coríntios 12:1 – NVI). Sobre a questão dos carismas, ou seja, os dons, um dos maiores pastores e teólogos Presbiteriano, doutor R. C. Sproul, escreve: “A questão do falar em línguas certamente não foi ignorada pelos grandes santos [...] Lutero e Calvino falavam favoravelmente sobre o dom, embora pareçam tê-lo ligado à pregação missionária [...]” (SPROUL, 2013, p.141). Mas o que diz o próprio reformador João Calvino sobre os dons e sua continuidade ou cessação dos dons extraordinários? Pontuamos algumas coisas. 1. Comentando sobre 1 Co 13, Calvino entende que os dons cessarão de "fato e final" na parúsia: "Mas quando tal perfeição virá? Em verdade, ela começa na morte, quando nos despimos das inúmeras fraquezas juntamente com o corpo; ela, porém não será plenamente estabelecida, até que chegue o dia do juízo final, como logo veremos. Portanto, desse fato concluímos que

A QUEDA E OS DESAJUSTES POLÍTICOS DE DIREITA E ESQUERDA

A queda trouxe consigo uma série de desajustes para a história e experiencia humana. Essa rivalidade “direita x esquerda é fruto do pecado: “As pessoas de esquerda jogam a culpa dos problemas na injustiça, ganância, no racismo, imperialismo, nas guerras, na opressão. As pessoas de direita culpam a desintegração da família, o crime, a imoralidade pessoal, o egoísmo e a falta de disciplina. Os dois lados estão certos! Nossos problemas sociais são incontáveis: solidão, conflitos interpessoais, conjugais e familiares, pobreza, luta de classes, constantes confronto e ineficiência da ordem política. Tudo isso é consequência do pecado”. [1] O cristão, ao invés de flertar com direita e esquerda, como se dela viesse a salvação, deveria proclamar que a solução dos males espirituais, existenciais e sociais está em Jesus Cristo e somente NELE. Pense nisso. Att, Rev. Luciano A. Betim [1] KELLER, Timothy. Ministérios de misericórdia: o chamado para a estrada de Jericó