Pular para o conteúdo principal

O QUE CALVINO PENSAVA SOBRE OS CARISMAS (DONS) DO ESPÍRITO?


Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.” (1 Coríntios 12:1 – NVI).

Sobre a questão dos carismas, ou seja, os dons, um dos maiores pastores e teólogos Presbiteriano, doutor R. C. Sproul, escreve:

“A questão do falar em línguas certamente não foi ignorada pelos grandes santos [...] Lutero e Calvino falavam favoravelmente sobre o dom, embora pareçam tê-lo ligado à pregação missionária [...]” (SPROUL, 2013, p.141).

Mas o que diz o próprio reformador João Calvino sobre os dons e sua continuidade ou cessação dos dons extraordinários? Pontuamos algumas coisas.

1. Comentando sobre 1 Co 13, Calvino entende que os dons cessarão de "fato e final" na parúsia:

"Mas quando tal perfeição virá? Em verdade, ela começa na morte, quando nos despimos das inúmeras fraquezas juntamente com o corpo; ela, porém não será plenamente estabelecida, até que chegue o dia do juízo final, como logo veremos. Portanto, desse fato concluímos que é algo em extremo estupido alguém fazer toda essa discussão aplicar-se ao estado intermediário" (CALVINO, 2015a, p.467).

2. Para Calvino, se Deus assim quiser pode conceder os dons, até mesmo a semelhança do apostolado (veja o final):

"Paulo nomeia, primeiro, os apóstolos; depois, os profetas; depois, os evangelistas; depois, os pastores; e, por fim, os doutores (Ef 4, 2). Entre esses encargos, somente os dois últimos possuem múnus permanente na Igreja; os outros três foram suscitados pelo Senhor no início de seu reino, isto é, quando o Evangelho começou a ser pregado, e, por vezes, ainda os suscita na medida em que a necessidade dos tempos o exige." (CALVINO, 2009, p.502).

3. O que se nota em Calvino é que ele não era extremista e desrespeitoso com aqueles que pensavam diferente em relação aos carismas. Ele escreve:

“[...] Se porventura alguém tiver outra opinião, estou disposto a reconhecer que há espaço para a mesma, e não provocarei nenhuma controvérsia por causa disto. Pois é difícil mudar a mente de alguém sobre os dons e os ofícios, dos quais a igreja foi privada por tanto tempo, a não ser aqueles leves traços ou sombras deles que ainda podem ser percebidos” (CALVINO, 2015a, p.451).

Não precisamos ter medo de falar dos carismas. Eles são presentes da graça de Deus. A solução não é proibir, e sim utilizar de acordo com as diretrizes da Bíblia Sagrada.

Att, Rev. Luciano A. Betim
__________________________

REFERENCIAS

BÍBLIA Sagrada. Nova Versão Internacional. São Paulo: Editora Vida, 2007.

CALVINO, João. Série comentário bíblicos: 1 Coríntios. São José dos Campo, SP: Fiel, 2015a.

CALVINO, João. A Instituição da Religião Cristã, Tomo II. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

SPROUL, R. C. O mistério do Espírito Santo. São Paulo: Cultura Cristã, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATISMO COM FOGO

Interpretações de Mateus 3.11 "Eu (João) os (discípulos) batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele (Jesus) os (discípulos) batizará com o Espírito Santo e com fogo. O que João Batista quis dizer com ser batizado com “Espírito e com fogo”? João Calvino: “É ele também quem mortifica o velho homem e concede o Espírito de regeneração. A palavra fogo é acrescentada como um epíteto, e é aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro.” (CALVIN, 1995). Ashbel Green Simonton A própria pressão e atividade da vida exterior têm empanado minha comunhão com Aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados muitas vezes confessados e lamentados têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo

A QUEDA E OS DESAJUSTES POLÍTICOS DE DIREITA E ESQUERDA

A queda trouxe consigo uma série de desajustes para a história e experiencia humana. Essa rivalidade “direita x esquerda é fruto do pecado: “As pessoas de esquerda jogam a culpa dos problemas na injustiça, ganância, no racismo, imperialismo, nas guerras, na opressão. As pessoas de direita culpam a desintegração da família, o crime, a imoralidade pessoal, o egoísmo e a falta de disciplina. Os dois lados estão certos! Nossos problemas sociais são incontáveis: solidão, conflitos interpessoais, conjugais e familiares, pobreza, luta de classes, constantes confronto e ineficiência da ordem política. Tudo isso é consequência do pecado”. [1] O cristão, ao invés de flertar com direita e esquerda, como se dela viesse a salvação, deveria proclamar que a solução dos males espirituais, existenciais e sociais está em Jesus Cristo e somente NELE. Pense nisso. Att, Rev. Luciano A. Betim [1] KELLER, Timothy. Ministérios de misericórdia: o chamado para a estrada de Jericó