Pular para o conteúdo principal

DANÇA COMO EXPRESSÃO DA GRAÇA COMUM

Resultado de imagem para dança

O que o cristão presbiteriano tem a dizer sobre as questões artísticas, entre elas a dança?

Seguem, abaixo, alguns breves apontamentos.

1. Dança e graça comum

Como explicar a beleza da arte ou da boa dança que encanta? Isso tudo é possível por meio daquilo que na Teologia Reformada tem sido denominado de “graça comum”.

Ela é chamada de graça comum “porque toda a humanidade a recebe em comum [...] Seus benefícios são experimentados pela totalidade da raça humana, sem discriminação entre uma pessoa e outra” (HUGHES, 2009, p.216).

2. Dança e a boa criação de Deus

Tudo na criação expressa a arte criadora divina. Essencialmente todas as coisas eram boas. Incluindo as expressões corporais:

“O movimento corporal é claramente parte da boa criação de Deus, assim como o ritmo, a música e a interação social. O Criador nos deu o bom dom de colocar essas coisas juntas para celebração e alegria, como sabemos com base em muitas referências bíblicas à dança”. (WOLTERS, 2006, p.122).

3. Dança após a queda

Após a entrada do pecado no mundo, a boa criação de Deus foi manchada:

É claro que o pecado tudo maculou na queda. Há danças provocativas. Essas não devem fazer parte do repertório do povo de Deus. Entretanto não devemos abandonar de todo a dança, afinal ela é reivindicada por Cristo em sua redenção (WOLTERS, 2006, p.123).

4. Dança redimida em Cristo

Por meio da obra da redenção, tudo está sendo reconduzido para a glória de Deus, inclusive as “artes”, e nesse caso as “danças”.

Qual dever ser a postura do povo de Deus em relação as danças? Algumas coisas devem ser levadas em consideração:

“Evitar dançar num ambiente que é mundano, no sentido de ser dominado pelo serviço de satanás em vez de Cristo. Na escolha da dança, da música e da letra, dar atenção explícita às possibilidades de honrar a Deus. Encarregar dançarinos cristãos talentosos e sensíveis de mostrar e ensinar estilos de dança experimental que sejam inspirados nos princípios da reforma cristã [...]” (WOLTERS, 2006, p.123).

Pense nisso. Cristo está redimindo tudo em sua “boa criação”.

Att, Rev. Luciano A. Betim

REFERÊNCIAS

BÍBLIA. Nova Versão Internacional. São Paulo: Editora Vida, 2007.

HUGHES, Philip Edgcumbe. Graça. In: ELWELL, Walter. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, em 1 volume. São Paulo: Vida Nova, 2009.

WOLTERS, Albert M. A criação redimida: Base bíblica para uma cosmovisão reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE CALVINO PENSAVA SOBRE OS CARISMAS (DONS) DO ESPÍRITO?

“ Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes .” (1 Coríntios 12:1 – NVI). Sobre a questão dos carismas, ou seja, os dons, um dos maiores pastores e teólogos Presbiteriano, doutor R. C. Sproul, escreve: “A questão do falar em línguas certamente não foi ignorada pelos grandes santos [...] Lutero e Calvino falavam favoravelmente sobre o dom, embora pareçam tê-lo ligado à pregação missionária [...]” (SPROUL, 2013, p.141). Mas o que diz o próprio reformador João Calvino sobre os dons e sua continuidade ou cessação dos dons extraordinários? Pontuamos algumas coisas. 1. Comentando sobre 1 Co 13, Calvino entende que os dons cessarão de "fato e final" na parúsia: "Mas quando tal perfeição virá? Em verdade, ela começa na morte, quando nos despimos das inúmeras fraquezas juntamente com o corpo; ela, porém não será plenamente estabelecida, até que chegue o dia do juízo final, como logo veremos. Portanto, desse fato concluímos que

BATISMO COM FOGO

Interpretações de Mateus 3.11 "Eu (João) os (discípulos) batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele (Jesus) os (discípulos) batizará com o Espírito Santo e com fogo. O que João Batista quis dizer com ser batizado com “Espírito e com fogo”? João Calvino: “É ele também quem mortifica o velho homem e concede o Espírito de regeneração. A palavra fogo é acrescentada como um epíteto, e é aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro.” (CALVIN, 1995). Ashbel Green Simonton A própria pressão e atividade da vida exterior têm empanado minha comunhão com Aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados muitas vezes confessados e lamentados têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo

O QUE É O DOM DE PROFECIA/PROFETA?

Há muita confusão  sobre o ofício ou dom de profecia. Muitas pessoas arrogam possuir autoridade para falar em nome de Deus. Esse tipo de atitude traz muita confusão sobre o povo de Deus. O que o Novo Testamento tem a dizer sobre o ofício do profeta e o dom da profecia? 1. O dom ou ministério do profeta “ Assim, na igreja, Deus estabeleceu [...] profetas ” (1 Coríntios 12:28 NVI) “[...] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas ” (Efésios 2:20 NVI). “ E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas ” (Efésios 4:11 NVI) As passagens acima, falam do dom ou ofício ministerial do profeta. Junto com os apóstolos eles desempenharam papel importante na fundação da igreja. O conteúdo de suas profecias era a Palavra de Deus revelada e canônica para o povo de Deus. Hoje temos essas palavras presentes em nossas Bíblias. Wayne Grudem escreve: Quer vejamos aqui um grupo como eu vejo (apóstolo-profeta) quer vejamos dois [...] (apóstolos e prof