Pular para o conteúdo principal

ESPÍRITO SANTO: NOSSO COMPANHEIRO NA MISSÃO


Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei” (João 16:7 – NVI).

Que coisa maravilhosa saber que não estamos sozinhos. Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo para habitar em nós. O texto acima é um compromisso maravilhoso de Jesus para com seu povo.

Jesus é a própria verdade. Ele cumpriu essa promessa, como ensina o Catecismo de Heidelberg, ao tratar das bênçãos da Ascenção: “[...] Ele nos envia seu Espírito, como garantia, pelo poder do Espírito buscamos as coisas que são do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus [...]” (AS TRÊS formas de Unidade, 2009, p.65).

Se você está vivendo tempos angustiantes, lembre-se: o Espírito Santo é Deus que nos consola. O livro de Atos relata que “A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor” (Atos 9:31 – NVI). E, aqui, o Catecismo de Heidelberg nos ensina a respeito do Espírito: “creio que Ele é verdadeiro e eterno Deus com o Pai e o Filho [...] que Ele foi dado também a mim [...] Por uma verdadeira fé, Ele me torna participante de Cristo e de todos os seus benefícios [...] Ele me fortalece e fica comigo para sempre“ (AS TRÊS formas de Unidade, 2009, p.66).

É bom saber dessa fonte de consolação. É bom saber que por meio dos dons do Espírito podemos também nos tornar instrumentos na vida de nossos irmãos. Pedro nos exorta: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1 Pedro 4:10 – NVI).


É nosso privilégio servir nosso próximo por meio dessas ferramentas (dons) que Deus nos oferece gratuitamente: “todos devem sentir-se obrigados a usar seus dons com vontade e alegria para o bem dos outros membros” (AS TRÊS formas de Unidade, 2009, p.66).

Pense nisso.

Att, Luciano A. Betim

REFERÊNCIAS

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional (NVI). São Paulo: Editora Vida, 2007.

AS TRÊS formas de Unidade das Igrejas Reformadas [Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort. Recife, PE: Clire, 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE CALVINO PENSAVA SOBRE OS CARISMAS (DONS) DO ESPÍRITO?

“ Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes .” (1 Coríntios 12:1 – NVI). Sobre a questão dos carismas, ou seja, os dons, um dos maiores pastores e teólogos Presbiteriano, doutor R. C. Sproul, escreve: “A questão do falar em línguas certamente não foi ignorada pelos grandes santos [...] Lutero e Calvino falavam favoravelmente sobre o dom, embora pareçam tê-lo ligado à pregação missionária [...]” (SPROUL, 2013, p.141). Mas o que diz o próprio reformador João Calvino sobre os dons e sua continuidade ou cessação dos dons extraordinários? Pontuamos algumas coisas. 1. Comentando sobre 1 Co 13, Calvino entende que os dons cessarão de "fato e final" na parúsia: "Mas quando tal perfeição virá? Em verdade, ela começa na morte, quando nos despimos das inúmeras fraquezas juntamente com o corpo; ela, porém não será plenamente estabelecida, até que chegue o dia do juízo final, como logo veremos. Portanto, desse fato concluímos que

BATISMO COM FOGO

Interpretações de Mateus 3.11 "Eu (João) os (discípulos) batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele (Jesus) os (discípulos) batizará com o Espírito Santo e com fogo. O que João Batista quis dizer com ser batizado com “Espírito e com fogo”? João Calvino: “É ele também quem mortifica o velho homem e concede o Espírito de regeneração. A palavra fogo é acrescentada como um epíteto, e é aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro.” (CALVIN, 1995). Ashbel Green Simonton A própria pressão e atividade da vida exterior têm empanado minha comunhão com Aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados muitas vezes confessados e lamentados têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo

O QUE É O DOM DE PROFECIA/PROFETA?

Há muita confusão  sobre o ofício ou dom de profecia. Muitas pessoas arrogam possuir autoridade para falar em nome de Deus. Esse tipo de atitude traz muita confusão sobre o povo de Deus. O que o Novo Testamento tem a dizer sobre o ofício do profeta e o dom da profecia? 1. O dom ou ministério do profeta “ Assim, na igreja, Deus estabeleceu [...] profetas ” (1 Coríntios 12:28 NVI) “[...] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas ” (Efésios 2:20 NVI). “ E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas ” (Efésios 4:11 NVI) As passagens acima, falam do dom ou ofício ministerial do profeta. Junto com os apóstolos eles desempenharam papel importante na fundação da igreja. O conteúdo de suas profecias era a Palavra de Deus revelada e canônica para o povo de Deus. Hoje temos essas palavras presentes em nossas Bíblias. Wayne Grudem escreve: Quer vejamos aqui um grupo como eu vejo (apóstolo-profeta) quer vejamos dois [...] (apóstolos e prof