Pular para o conteúdo principal

COMO EVANGELIZAR?


Que o povo de Deus recebeu a incumbência de evangelizar os povos não resta dúvida: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações... “ (Mateus 28:19 – NVI).

E a Confissão de Westmister ensina: “Em seu amor infinito e perfeito [...], Deus determinou que a todos os homens esta salvação de graça seja anunciada no Evangelho”. (CFW, XXXV.I) [1]

Mas como colocar o evangelismo em prática no dia a dia? Pelo menos três elementos devem ser levados em consideração:

1. Apresente a boa notícia do evangelho e dos meios de salvação

Anthony Hoekema explica:
“A obra que Cristo realizou pela nossa salvação precisa ser clara e cuidadosamente colocada. Isso deve ser feito em linguagem compreensível ao povo de hoje e relevante às necessidades e problemas presentes”.[2]

O texto acima está de acordo com a Palavra de Deus: “Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”. (2 Coríntios 5:19-21 – NVI)

2. Convide as pessoas para vir a Cristo em arrependimento e fé

Isso precisa ser feito de modo bem claro: “O convite do evangelho precisa ser mais que uma apresentação; precisa incluir um convite honesto. Jesus mesmo convida pessoas a virem a ele em arrependimento e fé”.[3]

O convite é para todos: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28– NVI)

Este é um tempo de misericórdia: “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam”. (Atos 17:30 – NVI)

3. Destaque a promessa de perdão e salvação

Não basta mostrar o pecado. É preciso apontar a graça de Deus: “O convite do evangelho precisa também incluir a promessa de que aquele que responde propriamente ao chamado receberá o perdão e a vida eterna em comunhão com Cristo”.[4]

O apóstolo João nos ensina que “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado”. (João 3:17,18 – NVI)

A promessa de perdão abundante: “O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida”. (Apocalipse 22:17 – NVI)

Portanto, mãos à obra. Anunciemos o evangelho da graça até que Ele venha.

Att, Rev. Luciano A. betim


REFERÊNCIAS

[1] SÍMBOLOS de Fé da Igreja Presbiteriana: Confissão e Catecismos de Westminster. São Paulo: Cultura Cristã, 2014, p.13.

[2] HOEKEMA, Anthony. Salvos pela graça: a doutrina bíblica da salvação. São Paulo: Cultura Cristã, 1997, p.75.

[3] HOEKEMA, 1997, p.76.

[4] HOEKEMA, 1997, p.76.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE CALVINO PENSAVA SOBRE OS CARISMAS (DONS) DO ESPÍRITO?

“ Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes .” (1 Coríntios 12:1 – NVI). Sobre a questão dos carismas, ou seja, os dons, um dos maiores pastores e teólogos Presbiteriano, doutor R. C. Sproul, escreve: “A questão do falar em línguas certamente não foi ignorada pelos grandes santos [...] Lutero e Calvino falavam favoravelmente sobre o dom, embora pareçam tê-lo ligado à pregação missionária [...]” (SPROUL, 2013, p.141). Mas o que diz o próprio reformador João Calvino sobre os dons e sua continuidade ou cessação dos dons extraordinários? Pontuamos algumas coisas. 1. Comentando sobre 1 Co 13, Calvino entende que os dons cessarão de "fato e final" na parúsia: "Mas quando tal perfeição virá? Em verdade, ela começa na morte, quando nos despimos das inúmeras fraquezas juntamente com o corpo; ela, porém não será plenamente estabelecida, até que chegue o dia do juízo final, como logo veremos. Portanto, desse fato concluímos que

BATISMO COM FOGO

Interpretações de Mateus 3.11 "Eu (João) os (discípulos) batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele (Jesus) os (discípulos) batizará com o Espírito Santo e com fogo. O que João Batista quis dizer com ser batizado com “Espírito e com fogo”? João Calvino: “É ele também quem mortifica o velho homem e concede o Espírito de regeneração. A palavra fogo é acrescentada como um epíteto, e é aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro.” (CALVIN, 1995). Ashbel Green Simonton A própria pressão e atividade da vida exterior têm empanado minha comunhão com Aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados muitas vezes confessados e lamentados têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo

O QUE É O DOM DE PROFECIA/PROFETA?

Há muita confusão  sobre o ofício ou dom de profecia. Muitas pessoas arrogam possuir autoridade para falar em nome de Deus. Esse tipo de atitude traz muita confusão sobre o povo de Deus. O que o Novo Testamento tem a dizer sobre o ofício do profeta e o dom da profecia? 1. O dom ou ministério do profeta “ Assim, na igreja, Deus estabeleceu [...] profetas ” (1 Coríntios 12:28 NVI) “[...] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas ” (Efésios 2:20 NVI). “ E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas ” (Efésios 4:11 NVI) As passagens acima, falam do dom ou ofício ministerial do profeta. Junto com os apóstolos eles desempenharam papel importante na fundação da igreja. O conteúdo de suas profecias era a Palavra de Deus revelada e canônica para o povo de Deus. Hoje temos essas palavras presentes em nossas Bíblias. Wayne Grudem escreve: Quer vejamos aqui um grupo como eu vejo (apóstolo-profeta) quer vejamos dois [...] (apóstolos e prof